Notícias - Institucional

Notícias da VW Caminhões e Ônibus

Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra Dia da Mulher com histórias inspiradoras

06 de Março de 2020

Celebrar o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para reconhecer as conquistas de colaboradoras da Volkswagen Caminhões e Ônibus, e também promover uma discussão sobre a equidade de gênero, num ambiente de trabalho diverso e inclusivo.

“O debate sempre leva a melhores conclusões. Queremos ser campeões globais, e isso só é possível em um ambiente plural. Por isso, valorizamos a diversidade e acreditamos na igualdade de oportunidades para resultados mais criativos e inovadores, fundamentais para a competitividade da empresa”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Aumentar a presença feminina em sua organização e incentivar seu crescimento sempre foi um dos focos da VWCO. Esse esforço foi intensificado com o programa Woman, liderado por Recursos Humanos e que conta com o apoio de muitas colaboradoras, que promovem workshops, palestras e fóruns para troca de experiências.

o programa Woman já conseguiu dobrar o percentual de mulheres em cargos executivos, além de atingir outras marcas expressivas. Os avanços nesse sentido estão permeados por toda a organização. Há mulheres ocupando cargos de liderança em todas as áreas da empresa.

Histórias inspiradoras

Muitas mulheres marcaram a história mundo afora. Na VWCO, também há profissionais que servem de inspiração e motivação para todos que trabalham na empresa, independentemente de seu gênero.

Uma delas é Valéria Meneguese, analista administrativa que ingressou como estagiária na montadora em 1992, e já dizia que iria com a empresa para onde quer que fosse. E cumpriu a promessa: trabalhou na antiga fábrica da joint-venture Autolatina no bairro do Ipiranga, em São Paulo, nos escritórios da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo, e embarcou com o marido e o filho mais velho para  Resende em 1996, indo trabalhar na fábrica da VWCO que acabava de ser inaugurada, sendo uma das primeiras mulheres na unidade.

“No início dos anos 1990, nossa operação não tinha uma fábrica própria. E eu sabia que precisaríamos de uma para crescer e que poderia ser em qualquer parte do Brasil. Eu já estava pronta para a mudança. Tenho muito orgulho de fazer parte desse processo de crescimento da VWCO”, conta Valéria.Foco e persistência

A VWCO reconhece que toda mulher tem o que é preciso para atingir seus objetivos pessoais e profissionais: coragem, foco e persistência. Outro exemplo dessa força feminina na empresa é Adriana Cecconello, supervisora de Vendas Especiais de Ônibus, que traz esses ensinamentos desde sua infância.

“Meu pai me encorajava desde cedo e isso me ajudou a descobrir quem eu queria ser. Olhando a minha trajetória, vejo que nós mulheres precisamos nos profissionalizar cada vez mais, salientar nossas competências e ter um posicionamento firme para alcançar nossos objetivos com coragem e amor”, ressalta Adriana.