Notícias - Institucional

Notícias da VW Caminhões e Ônibus

Consórcio Modular da VW Caminhões e Ônibus: 25 anos de parceria

05 de Novembro de 2020
  •  Início em fábrica-laboratório testou o inédito conceito produtivo
  •  Parceria com fornecedores levou a marca a mais de 30 países
  •  O próximo desafio será a oferta de produtos com zero emissão 

 

Em 1º de novembro de 1995, em uma fábrica-laboratório instalada no Polo Industrial de Resende (RJ), nascia o inovador modelo de produção da Volkswagen Caminhões e Ônibus: o Consórcio Modular. Vinte e cinco anos depois, a marca celebra a produção de 1 milhão de veículos, a liderança de seus caminhões e ônibus em vários segmentos do mercado, e a entrada definitiva na mobilidade com zero emissão, fabricando veículos elétricos a partir de 2021.

 “Começamos num pequeno galpão próximo à nossa fábrica definitiva em Resende, onde testamos os conceitos que se tornaram referência na indústria automotiva mundial. Hoje ocupando um complexo fabril de 1 milhão de metros quadrados, a VWCO e suas sete empresas parceiras somam forças conquistar mercados em mais de 30 países”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 Ao longo de mais de duas décadas, o Consórcio Modular produziu alguns dos maiores sucessos do mercado brasileiro de veículos comerciais. Como as famílias de caminhões Delivery, Constellation e os recém-chegados Meteor, além de chassis Volksbus, oferecendo desde micro-ônibus até seu modelo rodoviário com motor traseiro.

 Com investimento inicial de US$ 250 milhões, a montadora já quintuplicou os recursos aplicados para o desenvolvimento de sua operação, que também teve um salto qualitativo desde a instalação na cidade. No total, ao longo desse período, são R$ 5,5 bilhões destinados ao crescimento da empresa, em cinco ciclos consecutivos de investimentos, com o mais recente previsto para finalizar em 2021.

 Resultados positivos

 A VW Caminhões e Ônibus também deu um grande passo na viabilização da mobilidade elétrica no último ano, oficializando seus parceiros para a produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros. Bosch, CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra fazem parte do inédito e-Consórcio no complexo de desenvolvimento e produção. 

Com essas alianças e o foco no cliente, a VWCO colhe bons frutos. Depois de dois anos de testes, a Ambev e a VW Caminhões e Ônibus oficializaram acordo para entrega dos 100 primeiros caminhões elétricos e-Delivery. São os primeiros 100 do acordo de compromisso da companhia de ter 1.600 caminhões Volkswagen elétricos na sua frota parceira até 2023, um dos maiores anúncios do tipo no mundo.