Notícias - Caminhões

Conheça mais sobre os caminhões VW e MAN

VWCO lidera grupo para desenvolvimento da indústria automotiva no Sul Fluminense

03 de Fevereiro de 2021

Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da VW Caminhões e Ônibus, acaba de assumir a  presidência do Cluster Automotivo do Sul Fluminense, grupo ligado à Firjan para defender as oportunidades de desenvolvimento da indústria na região. Na agenda de sua liderança, o executivo aponta como prioridade a intensificação de parcerias, tanto com o governo quanto com instituições de ensino, para fortalecer os atrativos do setor.

Um dos focos das ações para os próximos meses será em negociações para a melhoria da infraestrutura de logística do Sul Fluminense, além da maior aproximação com as universidades. Criado em 2013, o Cluster Automotivo reúne representantes das empresas do setor na região para avançar principalmente em quatro frentes estratégicas: energia, transporte, telecomunicações e mão de obra.

“Estabelecemos um plano de engajamento para envolver os diferentes atores nesse esforço em busca da maior produtividade e eficiência da indústria local. Nosso trabalho é fomentar a criação de soluções que contribuam para ganhos operacionais em todas as empresas, ao mesmo tempo que incentivamos a formação de profissionais qualificados”, explica o executivo.

Ao longo desses oito anos de existência, o Cluster já registrou importantes progressos como resultado dessa maior interação entre as empresas do setor na região para abordar desafios comuns. Do ponto de vista de infraestrutura, o grupo conseguiu aprimorar o fornecimento energético para as indústrias. Entre as conquistas, também está a realização de rodadas de negócio para incentivo a fornecedores locais.

“Quando a Volkswagen Caminhões e Ônibus chegou aqui, há 25 anos, éramos somente nós. Agora já são mais de 11 mil empregos diretos da indústria automotiva no Sul Fluminense, sendo o segundo maior polo do Brasil. O que fizemos até aqui e vamos seguir nessa empreitada é estimular esse ambiente de fomento ao desenvolvimento da região”, destaca Adilson Dezoto, que preside o Cluster pela terceira vez desde a criação.