Notícias - Press-Kits

Materiais completos sobre os maiores anúncios da VWCO

Volkscare oferece conectividade e consultoria especializada em nome da rentabilidade

12 de Outubro de 2019

Conectividade, gestão de serviços sob medida, planos de manutenção para todas as necessidades, assistência 24 horas e uma rede de concessionários estrategicamente distribuídos pelo país são os pilares do Volkscare, a nova estrutura de atendimento ao cliente da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O Volkscare tem como principal objetivo auxiliar o proprietário ou frotista de veículos VWCO a incrementar a produtividade, a eficiência e a rentabilidade do seu negócio.

O Volkscare é uma forma ainda mais clara de dizer ao cliente: a VWCO cuida do seu caminhão. Em outras palavras, auxilia os clientes na criação de valor agregado para o seu negócio, seja ele qual for.

Os serviços do Volkscare estão disponíveis para todos os modelos fabricados pela Volkwagen Caminhões e Ônibus, em todo o país.

A era da conectividade

Uma das principais novidades do novo modelo de atendimento é o uso de dados de conectividade RIO, a empresa de soluções digitais do Grupo TRATON. O foco em desempenho, segurança e telemetria, captura dados dos veículos e os transforma em informações valiosas para o gestor. A plataforma é baseada em nuvem e analisa informações em tempo real. É flexível, oferecendo liberdade para contratar ou cancelar os serviços.

Entre os pacotes de serviços oferecidos estão:

RIO Essentials –  Gratuito, reúne dados operacionais como velocidade média, distâncias percorridas, consumo médio e posição dos veículos, são atualizadas a cada 15 minutos e armazenadas pelos últimos 10 dias, formando a base para a gestão inicial da frota.

RIO Geo –  Monitora o veículo, minuto a minuto, permitindo roteirização inteligente, com base em dados de tráfego, peso e altura das vias. Funções como criação de cercas e pontos de interesse no mapa, estão disponíveis e geram alertas para o gestor. O histórico é armazenado por três meses.

RIO Advance – Por meio dele, é possível ampliar o prazo de armazenamento e acesso aos dados em até 25 meses, permitindo análises de longo prazo.

Os dados captados pela RIO Box podem ser acessados até mesmo pelo celular, por meio do aplicativo Pocket Fleet, permitindo o acompanhamento dos negócios e intervenções em tempo real, em caso de necessidade.

RIO Security – solução dirigida à gestão de riscos e segurança da carga, inicialmente em parceria com a Omnilink, nasce homologada pelas principais empresas gerenciadoras de riscos no Brasil.Gestão de Serviço sob Medida

A plataforma digital RIO também abriu espaço para a inclusão de outro serviço no Volkscare: o Gestão de Serviços Sob Medida, ou GSSM.

O consumo de combustível e a manutenção estão entre os principais custos de operação da frota. Um veículo conectado desempenha um papel muito importante na otimização destes fatores. Com o GSSM, a VWCO oferece ao cliente não apenas dados, mas inteligência, por meio de relatórios gerenciais que permitam a ele obter os melhores resultados.

O GSSM é uma consultoria especializada e focada nas necessidades de cada cliente, formada por profissionais de diversas áreas da empresa, que utiliza as informações obtidas por meio da plataforma RIO para gerar oportunidades de crescimento, economia e oferecer serviços personalizados.

A telemetria permite saber como cada veículo se comporta na frota, possibilitando, por exemplo, a correção de práticas inadequadas de direção entre os motoristas, a customização de contratos de manutenção – conforme a real necessidade da operação do cliente – e a oferta de treinamentos de gestores de frotas, administradores e motoristas para aumentar a eficiência da empresa.Contratos de Manutenção 

Os contratos de manutenção são a forma mais viável e econômica de assegurar a disponibilidade de veículos. Ciente das particularidades de cada negócio, a VWCO, por meio do Volkscare, oferece quatro opções de contrato sob medida para os seus clientes. A cobertura varia desde a manutenção preventiva (Prev), passando pelo Powertrain, Primeserv e Plus, que oferece a maior cobertura do mercado incluindo toda a manutenção preventiva e corretiva do veículo, mas os planos possuem importantes pontos em comum: transparência nos preços, suporte 24 horas por telefone e WhatsApp incluindo deslocamento e remoção do veículo em caso de pane, peças genuínas , mão de obra capacitada, além da segurança que a rede autorizada de concessionárias proporciona.

VWCO inaugura oficialmente a empresa de serviços de conectividade RIO

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de inaugurar sua terceira unidade de negócios na América Latina, com a criação oficial da empresa de serviços de conectividade RIO. Na região, a VWCO já possui duas fábricas: em Resende, no sul fluminense; e em Querétaro, no México. Com sede em São Paulo, o RIO é uma plataforma aberta baseada em nuvem, em um ambiente colaborativo que permite ao cliente selecionar serviços próprios e de parceiros por meio de um Marketplace, de forma modular e flexível.

A chegada oficial do RIO abre à Volkswagen Caminhões e Ônibus uma outra frente de negócios totalmente alinhada ao que os clientes da marca desejam: conectividade e controle em tempo real de todas as variáveis que tenham impacto na rentabilidade. O RIO tem como objetivo ser uma ferramenta para redução de custos e otimização da operação, aumentando a produtividade e a eficiência por meio de uma gestão inteligente.

Os serviços RIO podem ser adquiridos individualmente, compondo a combinação mais adequada ao negócio e podem ser contratados e cancelados à escolha do cliente. Não existe permanência mínima ou multa ao desativar o serviço. A coleta dos dados do caminhão é feita por meio da RIO Box, que, instalada na fábrica, dispensa a necessidade de interferências adicionais ou de parada extra do veículo.

Aplicável a todos os tipos de negócio – desde grandes frotas a veículos de motoristas autônomos – o RIO está disponível, em um primeiro momento, para os caminhões MAN TGX.

Histórico

Em 2016 o RIO foi apresentado no IAA, o Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha, inicialmente direcionado ao mercado europeu – onde já está presente em dez países, com mais de 100 mil veículos conectados. Logo depois, pela aderência dos serviços digitais no mercado latino, foi anunciado na edição 2018 do IAA o interesse da marca de se estabelecer no Brasil. Desde então, foram realizados testes e desenvolvidos sistemas – alguns deles com exclusividade para o mercado local, como o RIO Security. Desenvolvido em parceria com a Omnilink, essa é uma solução direcionada à segurança do veículo e da carga, já homologada pelas empresas gerenciadoras de riscos no Brasil.

 Serviços

 Entre os pacotes de serviços oferecidos estão:

 RIO Essentials – Gratuito, reúne dados operacionais como velocidade média, distâncias percorridas, consumo médio e posição dos veículos, são atualizadas a cada 15 minutos e armazenadas pelos últimos 10 dias, formando a base para a gestão inicial da frota.

 RIO Geo – Monitora o veículo, minuto a minuto, permitindo roteirização inteligente, com base em dados de tráfego, peso e altura das vias. Funções como criação de cercas e pontos de interesse no mapa, estão disponíveis e geram alertas para o gestor. O histórico é armazenado por três meses.

 RIO Advance – Por meio dele, é possível ampliar o prazo de armazenamento e acesso aos dados em até 25 meses, permitindo análises de longo prazo.

 Os dados captados pela RIO Box podem ser acessados até mesmo pelo celular, por meio do aplicativo Pocket Fleet, permitindo o acompanhamento dos negócios e intervenções em tempo real, em caso de necessidade.

 RIO Security – solução dirigida à gestão de riscos e segurança da carga, inicialmente em parceria com a Omnilink, nasce homologada pelas principais empresas gerenciadoras de riscos no Brasil.