Fechar
09/11/2022
Notícias | Caminhões

Programa Futuro: VWCO impulsiona suas práticas de ESG

aqui
  • A iniciativa contempla o fortalecimento de ações para a promoção da sustentabilidade

 

Com foco nas gerações futuras e na preservação do meio ambiente, a jornada de ESG (responsabilidade ambiental, social e de governança) na Volkswagen Caminhões e Ônibus passa a ter nome: Programa Futuro. Com o lema “conectando o hoje com o amanhã”, a iniciativa visa consolidar as boas práticas já adotadas pela montadora, bem como ampliar ações de impacto positivo em prol da sustentabilidade e diversidade a médio e longo prazos.

E quando o assunto são ações de ESG, a VWCO está sempre em ritmo de evolução. É o caso das práticas de sustentabilidade, como a criação dos grupos de trabalho que visam discutir e implementar ações que reduzam as emissões de carbono, além da parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para promover a economia circular. Na fábrica, outras iniciativas com a mesma premissa foram desenvolvidas: o mapeamento de vazamentos de água nas instalações da fábrica de Resende (RJ), a melhoria de indicadores por veículos produzidos, como a redução de 32% do resíduo aterrado, a diminuição do consumo em 22% da energia elétrica e de 21% da água captada, entre 2018 e 2021.

A VWCO também se destaca em projetos para beneficiar a comunidade na qual está inserida. Entre eles está o apoio a projetos de cidadania, cultura, educação, esporte, meio ambiente e voluntariado. É o caso do apoio na construção da primeira UTI neonatal de Resende, cidade onde sua fábrica está localizada.

Nos últimos anos, a empresa avançou nas práticas de pluralismo e inclusão, intensificando essa consciência na liderança e nos colaboradores, em linha também com o pilar social e a estratégia ESG. Um exemplo disso são projetos de qualificação profissional de jovens, como o Formare e o Dual Study, além do Programa Novos Horizontes, que visa financiar os estudos de pessoas com deficiência a fim de prepará-las para o mercado de trabalho. Mais de 100 colaboradores voluntários têm trabalhado em cinco grupos de afinidade sobre gênero, raça e etnia, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e gerações, visando à criação de um lugar de fala para de fato promover ambientes inclusivos e de pertencimento.

Em governança, a VWCO reforça ainda mais seu compromisso. Há mais de uma década, a VWCO já dispõe de um sistema eficiente de gerenciamento de conformidade e riscos, bem como um sistema extenso de controles internos. Além de seu código de conduta e canal de denúncias, a empresa conta com uma série de comitês que avaliam e tomam decisões estratégicas relacionadas à sustentabilidade, diversidade e inclusão, condutas, entre outros assuntos corporativos. E a montadora exige a mesma postura de seus fornecedores, como a prevenção à poluição, compliance, respeito aos direitos humanos e proteção de dados.

Imagens relacionadas