Rafael Magalhães é o novo diretor das operações da Volkswagen Caminhões e Ônibus no México, substituindo Frank Gundlach, que assume a Diretoria de Mercados Internacionais da empresa, inclusive para o México, como responsável pela estratégia de internacionalização da VWCO. Rafael vai liderar a operação mexicana para dar continuidade à trajetória de crescimento da marca no país e vai permanecer também como CFO, posição que exerce desde 2020.
O executivo é brasileiro, com mais de 30 anos de atuação em Controladoria, Finanças e Administração, com foco no setor automotivo, em empresas tanto do Brasil quanto do México. Começou sua carreira no Grupo Volkswagen em 2004 na fábrica da VWCO em Resende, de onde foi expatriado para a unidade mexicana. Tem passagem também por companhias como Siemens, MANN+Hummel e SaarGummi. Formou-se em Administração na Universidade de Barra Mansa e tem MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal Fluminense.
O diretor da VWCO no México se reportará ao Frank Gundlach, que passa a integrar a área comercial, comandada por Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da montadora. Rafael Magalhães vai cuidar de toda a operação no país, que envolve a fábrica, seu centro logístico e uma rede de concessionárias, coordenando as estratégias de mercado não apenas para os caminhões e ônibus Volkswagen, como também para veículos MAN.