Notícias - Caminhões

Conheça mais sobre os caminhões VW e MAN

Suspensys é a nova parceira do Consórcio Modular da Volkswagen Caminhões e Ônibus

22 de Julho de 2020

A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Suspensys, uma das Empresas Randon, especializada em sistemas de suspensão e eixos, assinaram parceria para a montagem de suspensões pneumáticas em seus caminhões e ônibus que tenham esse opcional. A operação vai ocorrer dentro do complexo industrial da VWCO em Resende (RJ). Como resultado, a Suspensys passa a integrar o Consórcio Modular, modelo de produção da VWCO em que a fabricante de veículos comerciais compartilha a responsabilidade de montagem em sua fábrica com os fornecedores.

Desde sua criação, que completa 25 anos neste mês de julho, é a primeira vez que o Consórcio Modular receberá um parceiro para um novo componente. Neste caso, a suspensão pneumática. A Suspensys passa a compor o modelo de produção, considerado revolucionário até hoje e que só existe na VWCO em todo o mundo.

“Esse anúncio é emblemático para nós. O acordo vem para suprir uma demanda no mercado: cada vez mais, nossos clientes vão buscar o conforto e a eficiência operacional que a suspensão pneumática propicia aos veículos e estamos preparados para isso. Em meio a todo esse cenário difícil que a indústria está vivendo, fechamos uma nova parceria por acreditarmos que o futuro será melhor e promissor”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Para a Suspensys, a perspectiva também é positiva. "Integrar o Consórcio Modular fortalece ainda mais o relacionamento entre as Empresas Randon e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que há mais de 30 anos consolidam uma importante parceria comercial. Com os investimentos e o fornecimento de sistemas de suspensão pneumática, mais do que aprimorar nosso portfólio, estamos reforçando, junto ao mercado, nosso posicionamento como companhia que apresenta soluções inovadoras aos clientes”, destaca o COO das Empresas Randon, Sergio Carvalho.  

A fase agora é de implementar esse acordo com uma fase piloto a partir de outubro de 2020 e previsão de início efetivo em 2021. Ao longo dos próximos meses, a Suspensys vai instalar a linha de montagem no seu prédio que abriga também o Customer Forum da VWCO. Será dedicada uma área de 4 mil metros quadrados no empreendimento onde serão instalados os equipamentos de ponta necessários à operação, mantendo todas as atividades atuais da VWCO no Customer Forum.

De lá, os componentes sairão sequenciados rumo à linha final da VWCO e, dentro do contexto de parceria que o Consórcio Modular prevê, o acoplamento da suspensão pneumática no chassi ficará a cargo da Meritor, tendo a Maxion também envolvida no processo para a pré-instalação de algumas peças no veículo.

A Suspensys ficará responsável pela pré-montagem de suspensões pneumáticas para os caminhões e ônibus da Volkswagen. Será também a fornecedora do sistema modular de suspensões full-air concebido em conjunto pela Suspensys e a VWCO para seu portfólio de veículos. Anteriormente, parte dessa operação era feita fora da fábrica da VWCO.

Vinte e cinco anos do Consórcio Modular

A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora, neste mês de julho, 25 anos desde o anúncio da escolha de Resende para receber sua fábrica, que abrigaria o inovador processo produtivo do Consórcio Modular. Neste sistema, a VWCO divide com sete fornecedores a responsabilidade pela montagem tanto de caminhões quanto de chassis de ônibus.

A empresa parceira Maxion fornece chassis e rodas e é responsável pela montagem dos sistemas de freio, elétrico e combustível, suspensão dianteira independente e outros conjuntos e suportes nos chassis, além de recentemente ter incorporado as atividades da Remon, com a montagem de rodas e pneus. A Meritor é responsável pelo conjunto de suspensões metálicas e eixos. A novidade fica nesta etapa, que passa a contar com a Suspensys para as suspensões pneumáticas.

A Powertrain, joint-venture formada pela Cummins e pela MWM International, fornece motores e monta conjuntos de transmissão e embreagem. A Aethra fornece os estampados e monta as cabines, fazendo todo o processo de solda e acabamento em chapa. A Carese realiza os trabalhos de preparação de superfície e pintura. E finalmente a Kroschu instala seus componentes eletrônicos, revestimento interno e externo da cabine.

O foco da Volkswagen Caminhões e Ônibus é na satisfação do cliente final. Além do desenvolvimento de produtos com sua Engenharia também localizada em Resende, a empresa cuida dos testes de qualidade que contemplam segurança, a conformidade com os padrões da marca e acabamento. Uma rede de concessionários e importadores espalhados por dois continentes faz a distribuição mundial de seus produtos.

Sobre a VW Caminhões e Ônibus

Integrante do Grupo TRATON e fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a VW Caminhões e Ônibus é uma das maiores montadoras de veículos comerciais da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas. Desde 2003, a montadora conduz estudos com combustíveis renováveis e alternativos, mesmo antes de obrigações legais. Há mais de 35 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas ou africanas.

Sobre as Empresas Randon

Com mais de 70 anos de história, as Empresas Randon alcançaram presença global e liderança nos setores de autopeças, reboques e semirreboques, veículos fora-de-estrada e serviços. A organização tem sede na cidade de Caxias do Sul (RS) e está presente em mais de 100 países, sempre priorizando a proximidade e a confiança com seus públicos, a valorização das pessoas e o lucro com sustentabilidade. A companhia tem como propósito conectar pessoas e riquezas para gerar prosperidade e faz isso por meio das empresas Suspensys, Castertech, Fras-le, Master, Jost Brasil, Randon Implementos, Randon Veículos, Randon Ventures, Randon Consórcios, Banco Randon e suas controladas. As Empresas Randon contam com um dos maiores centros tecnológicos do setor automotivo da América Latina, o CTR, e atuam no ecossistema de inovação com o Instituto Hercílio Randon e com a Randon Ventures, além de trabalhar na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon. A empresa faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da B3, figurando entre as maiores empresas privadas brasileiras.