Fechar
06/12/2021
Notícias | Caminhões

Referência em tecnologia, campo de provas da VWCO completa 5 anos

aqui

A Volkswagen Caminhões e Ônibus é referência mundial para tecnologias em seu segmento, e um de seus trunfos nesse prestígio comemora cinco anos em 2021: o campo de provas da fábrica de Resende (RJ). Com a maior diversidade de obstáculos por metro quadrado, é considerado o mais eficiente do continente em termos de aproveitamento do espaço e complexidade dos testes, com 35.500 metros quadrados de área, o equivalente a quatro campos de futebol. Um quilômetro rodado no campo pode corresponder a 50 km nas estradas e, ao todo, são 26 condições diferentes de rodagem na pista da montadora.

Durante esses anos, o campo de provas se tornou palco de grandes certificações, como a da nova família Delivery, os extrapesados VW e, mais recentemente, o e-Delivery. No entanto, os benefícios alcançam não só a Volkswagen, mas também outras marcas do grupo. Além disso, o espaço também é utilizado para a realização de importantes eventos internos e externos.

Grandes números na construção da pista

Uma espessa camada de mais de 20 centímetros de concreto, associada à utilização de malhas de aço e fibras de polímero, assegura a robustez necessária para a continuidade das condições de todos os pavimentos especiais do campo de provas, no longo prazo. Ao todo, foram movimentados mais de 3.300 caminhões de terra para a construção. De concreto, foram 250 veículos, além de outros 95 de asfalto. Todo o projeto segue normas internacionais para esse tipo de teste e certificação.

Diretrizes brasileiras de pavimentação foram adotadas como padrão para a construção do empreendimento, porém outras pistas do Grupo Volkswagen na Europa também serviram como referência, garantindo a equivalência entre os resultados obtidos. Ao longo de toda a extensão do campo de provas, sistemas captam a água da chuva, com separação de outros elementos, para eliminar qualquer possibilidade de contaminação do solo e lençóis freáticos. A alta densidade de obstáculos por metro quadrado também contempla uma lógica ambiental: a duração mais curta dos testes por sua alta intensidade diminui as consequentes emissões geradas a partir das rodagens.

Imagens relacionadas