Roberto Cortes é o mais novo agraciado com a Medalha Tiradentes pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus recebeu a mais alta honraria do Poder Legislativo fluminense das mãos do deputado estadual Tande Vieira nesta quarta-feira (14), durante cerimônia no plenário do Palácio Tiradentes, sede da assembleia. O reconhecimento se soma aos muitos já recebidos pelo executivo ao longo dos seus 55 anos de carreira, sendo 45 dedicados ao setor automotivo.
“Roberto Cortes não é apenas um líder empresarial importante. É um empreendedor visionário, que enxergou o potencial do Sul Fluminense cerca de trinta anos atrás, quando poucos acreditavam que uma região tradicionalmente agropecuária poderia se transformar em um grande polo industrial. Graças ao caminho que ele desbravou, hoje nossa região se consolida como um dos maiores polos automotivos e metalmecânicos do país, garantindo progresso e mais qualidade de vida para milhares de pessoas”, disse Tande Vieira.
Recentemente agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pelo Centro Universitário Dom Bosco do Rio de Janeiro – AEDB, Cortes ainda foi reconhecido como Personalidade do Ano Brasil-Alemanha e Personalidade do Ano da Indústria Automotiva por eleição direta em quatro diferentes ocasiões: duas pela editora Autodata e as demais pelos leitores de Automotive Business. São as premiações mais tradicionais do segmento. Entre suas grandes realizações por trás de tantas homenagens, estão seis ciclos consecutivos de investimentos no período de 1995 à 2025 que totalizam R$ 7,5 bilhões e reverteram em grande desenvolvimento tecnológico, econômico e social não só para o Rio de Janeiro, mas para o Brasil.
“Para mim, receber a Medalha Tiradentes coroa uma vida de muita dedicação. Divido essa homenagem com todos os que participam desta trajetória, em especial minha família, inspiração para que eu faça cada dia mais e melhor”, destacou Roberto Cortes.
A cerimônia na Alerj contou com a presença de autoridades estaduais, da cidade de Resende (onde se localiza a maior fábrica da empresa) e da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, além de executivos da VWCO e familiares do presidente e CEO.
Honraria
Instituída pela Resolução Nº 359 de 8 de agosto de 1989, a Medalha Tiradentes é concedida uma vez ao ano pelo Poder Legislativo a pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. Acompanhada de diploma, tem a efígie de Tiradentes, como era conhecido o alferes Joaquim José da Silva Xavier, considerado um dos heróis do movimento da Inconfidência Mineira no século XVIII.