- Objetivo do programa é atuar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Sul Fluminense e preparar mão de obra para futuras oportunidades em montadoras da região
- Quase 70% dos beneficiados foram mulheres
A Volkswagen Caminhões e Ônibus e o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense ofereceram, em conjunto, mais de 30 mil horas de treinamento como montador para a comunidade. O objetivo é ampliar as oportunidades profissionais dos cerca de 250 alunos para aumentar sua competitividade em futuras contratações e assim também contribuir para melhorar ainda mais o Índice de Desenvolvimento Humano da região. Como resultado imediato, 10% dos beneficiados já foram contratados pelas empresas do Consórcio Modular da VWCO logo após concluírem a formação.
O curso atraiu em sua maioria mulheres, que representaram aproximadamente 70% da comunidade beneficiada. Houve turmas em Resende e em Volta Redonda, numa formação híbrida. A maior parte do treinamento foi presencial, voltado à imersão no mundo automotivo, com aulas tanto no sindicato quanto na fábrica da VWCO, totalizando 80 horas. Já o conteúdo mais teórico com disciplinas relacionadas à atuação profissional de forma mais ampla abrangeu 40 horas de aprendizado em ambiente virtual em plataformas de renome nacional.
“A iniciativa fortalece nosso papel como agente de transformação e reflete nosso compromisso em retribuir à comunidade por sua parceria ao longo desses quase 30 anos desde que nos instalamos em Resende, trazendo ainda mais desenvolvimento e renda para a região. Os participantes saem na frente em futuras oportunidades do mercado de trabalho, por já terem esses conhecimentos básicos, ao mesmo tempo em que também facilitamos o processo de contratação como um todo”, observa Livia Simões, vice-presidente de Pessoas & Cultura e Sustentabilidade da VW Caminhões e Ônibus.
Além da predominância do gênero feminino, o processo seletivo considerou ainda a variedade de experiências, raças, gerações e todas as demais facetas e perspectivas da diversidade. Entre os participantes, envolveu até mesmo um venezuelano recém-chegado à região e pessoas sem qualquer vivência na área, independentemente de qualquer característica.
“Aprendi muito sobre o mundo da indústria, que eu desconhecia. Essa é uma bagagem que vou carregar para o resto da minha vida. Terminei o curso me sentindo preparada para trabalhar em qualquer grande empresa, mesmo aos 46 anos, tanto que já fui contratada em uma das empresas que participam da montagem dos caminhões e ônibus da Volkswagen. Hoje eu pude voltar a sonhar e a fazer planos como tentar fazer uma faculdade graças à essa oportunidade”, conta Amanda Pereira, que hoje é montadora na Kroschu, uma das empresas do Consórcio Modular que atua na fábrica da VWCO.
Para sua realização, além das empresas do Consórcio Modular, a iniciativa contou com a parceria das prefeituras de Resende e de Volta Redonda e do Cluster Automotivo do Sul Fluminense. A oferta do curso está em linha com a proposta da VWTB Academy, ecossistema de educação e aprendizado da Volkswagen Caminhões e Ônibus que implementa programas de desenvolvimento contínuo para seus colaboradores e também abrangendo a comunidade, como o programa Dual Study, o Formare e a Co.De School.