- Primeiro caminhão 100% elétrico do Brasil eleva torque e traz mais conectividade na cabine
- Novidades ainda incluem e-PTO, redução do tempo de recarga, recarga AC, novos freios EBS, controle de estabilidade e maiores capacidade de carga útil e máxima de tração da categoria
A Volkswagen Caminhões e Ônibus lança o novo e-Delivery 11 toneladas, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento constante da mobilidade elétrica para oferecer ainda mais disponibilidade, eficiência e performance. O veículo vem equipado com novo motor elétrico de 280 kW, proporcionando um aumento de 7% no torque, com 2.300 Nm disponíveis desde a partida.
Essa performance aprimorada garante maior força e capacidade de resposta, otimizando as operações de transporte em diversos setores. Com um PBT de 11.400 kg, outra novidade está no seu PBTC e CMT de 15.000 kg, com capacidade de reboque de 3.600 kg, a maior da categoria. Essa configuração, aliada à redução de peso nos componentes do e-Delivery, eleva a capacidade de carga útil para 6.300 kg, na versão com maior autonomia, um aumento de 16% em relação à primeira geração lançada em 2021, garantindo maior produtividade e rentabilidade para os operadores.
Outro destaque do novo veículo é o e-PTO (Power Take-Off) de fábrica que traz melhor custo-benefício para o cliente. O e-PTO é projetado para diversas aplicações, com capacidade de até 30 kW de potência, atendendo desde as tradicionais como baú carga geral às especiais como de manutenção de redes elétricas de alta tensão. Este sistema permite o uso da energia elétrica das baterias para alimentar componentes auxiliares, como guindastes, bombas e compressores, resultando em uma maior eficiência energética.
Entre os carregadores, o diferencial do caminhão elétrico VW é o opcional de corrente alternada (AC), ideal para aplicações que permitem um carregamento mais lento, com um custo de investimento menor para esta opção. O carregador está disponível em duas versões, de 11 e 22 kW. Já os novos carregadores de corrente contínua (DC) estão otimizados com novo sistema de arrefecimento das baterias e trazem maior disponibilidade para o veículo, carregando qualquer variante de baterias de 0 a 80% em até uma hora.
O já conhecido sistema de regeneração segue presente no novo caminhão, podendo recuperar até 40% da energia nas desacelerações, aumentando a eficiência e a economia de bateria. O modelo vem com opções de três ou seis packs de bateria, que proporcionam até 250 km de autonomia.
No conforto, a suspensão pneumática integral no eixo traseiro garante uma condução mais suave e segura. A nova geração conta ainda com freios eletrônicos (EBS) e sistema de controle de estabilidade eletrônico (ESC), proporcionando maior performance e segurança em frenagens e manobras.
O recém-lançado pacote Highline também está disponível para o novo e-Delivery. Além de todos os recursos do pacote Prime, oferece mais diferenciais tecnológicos: painel de instrumentos 100% digital e central multimídia, proporcionando uma experiência de condução mais conectada, com ampla gama de informações ao operador, que vão desde a recarga das baterias até informações sobre consumo e regeneração da energia para as baterias.